
ISO DIS 50100 – Energy Management and Decarbonization
16/04/2025
Digital Product Passports (DPPs)
24/04/2025Passaportes Digitais de Produtos: Transparência, Inovação e o Futuro da Sustentabilidade Global
À medida em que a sustentabilidade se torna uma prioridade nas agendas corporativas, a transparência na cadeia de suprimentos emerge como um diferencial competitivo e empresas no mundo todo estão repensando como demonstrar o impacto ambiental e social dos seus produtos de forma clara e acessível.
Nesse contexto, os Passaportes Digitais de Produtos (DPPs) estão ganhando destaque como ferramentas essenciais para rastrear e comunicar informações detalhadas sobre produtos ao longo de seu ciclo de vida. Eles estão prestes a marcar uma virada na forma como produzimos, vendemos e consumimos — e esse impacto vai muito além da União Europeia.
Digital Product Passports (DPPs) é o termo oficial adotado pela Comissão Europeia, especialmente no contexto do Green Deal (plano da União Europeia para tornar sua economia sustentável, neutra em carbono até 2050), através do Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis (ESPR) e das estratégias de economia circular.
Eles reúnem num único registro digital — acessível por QR code ou outras tecnologias — todas as informações relevantes sobre o ciclo de vida de um produto: origem das matérias-primas, processos de produção, pegada de carbono, práticas laborais, impactos ambientais e sociais possibilidade de reparo, instruções para reutilização ou descarte. Esse registro permite que consumidores, parceiros comerciais e entidades reguladoras acessem uma visão clara, padronizada e verificável do histórico do produto.
O objetivo? Criar um mercado mais transparente, rastreável e sustentável.
Embora a União Europeia esteja liderando a implementação dos DPPs, com planos para torná-los obrigatórios até 2030, empresas em todo o mundo estão reconhecendo seus benefícios como um futuro padrão global — e representam uma grande oportunidade para empresas de qualquer país se anteciparem às novas exigências do comércio internacional e das novas gerações de consumidores.
Por que vale a pena prestar atenção agora?
- Antecipação e conformidade regulatória: antecipar-se às exigências legais em mercados internacionais (a UE planeja tornar o DPP obrigatório até 2030).
- Vantagem competitiva: atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e transparentes e ganhar a confiança do consumidor.
- Economia circular na prática: com o histórico do produto sempre acessível, fica mais fácil promover reutilização, conserto e reciclagem.
- Eficiência operacional: Melhorar a gestão da cadeia de suprimentos e reduzir riscos associados a práticas insustentáveis
- Transformação ESG: esse tipo de inovação fortalece as práticas ambientais, sociais e de governança de forma estruturada.
Ainda é um desafio? Sem dúvida. Implantar DPPs exige investimento em tecnologia, organização e padronização de dados e colaboração entre diferentes atores da cadeia de valor (fornecedores, fabricantes e varejistas). Mas empresas que começarem agora estarão um passo à frente – é uma solução que ultrapassa fronteiras, integrando sustentabilidade, rastreabilidade e inovação de forma prática
E na sua organização, já se fala nisso? Você acredita que os consumidores estão preparados para exigir esse nível de transparência? Ou ainda há um longo caminho a percorrer?
Adriana Moraes Mendes Soares – https://www.linkedin.com/in/adrianamms86/
Sustainability & Compliance Expert, correspondente internacional da Exemplaris em Lisboa, Portugal
24.04.2025