
O “E” de ESG em 20 ações práticas para qualquer empresa
29/08/2024
O “G” de ESG em 20 ações práticas para qualquer empresa
30/08/202420 ações práticas para implementar o S de ESG
#ESG #social #sustentabilidade #responsabilidadesocial #bemestardotrabalhador #diversidadeeinclusao #comunidade
O “Social” no ESG representa o eixo de práticas sociais e engloba ações que visam promover o bem-estar dos colaboradores, das comunidades e da sociedade como um todo, de forma a criar uma mentalidade de ESG – e vale lembrar que as questões relacionadas ao E, ao S e ao G são interligadas: um aspecto pode ser, ao mesmo tempo, a) social e ambiental ou b) social e de governança ou c) social e ambiental e de governança.
Segue uma lista com 20 práticas de “S” que podem ser adotadas em qualquer empresa, mas é importante fazer uma ressalva: a implementação dessas ações deve ser gradual e adaptada à realidade de cada organização, porque depende do seu porte, do setor de atuação e da cultura organizacional. O importante é iniciar o processo e buscar a melhoria contínua.
- Relações com funcionários e colaboradores internos
- Concretize bem-estar no trabalho: implemente programas de saúde e bem-estar durante o expediente, como momentos para ginástica laboral, sessões de descompressão, pausas durante o expediente, lembretes de atenção com hidratação; ofereça opções de trabalho flexível, como horários adaptáveis ou a possibilidade de home office para melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- Apoie o bem-estar fora do trabalho: faça convênios com clínicas de terapia, com academias e farmácias; forneça auxílio creche, auxílio home office, subsídio de órgão de classe, brindes de aniversário e de casamento, lanches saudáveis; conceda licenças estendidas para maternidade e paternidade; permita dia livre (day off) de aniversário, dress code flexível; implemente programas de bem-estar que incluam apoio à saúde mental, sessões de mindfulness, etc.
- Promova diversidade e inclusão: de forma sucinta, não discrimine. Estabeleça regras claras no código de ética e conduta, entenda sobre microagressões e estereótipos, dê treinamentos, espalhe a mensagem pelo RH, condene e corrija práticas discriminatórias, crie canais seguros para denúncias. Não misture nem confunda a vida pessoal dos colaboradores com o desempenho profissional deles, seja durante o período de contratação (seleção de candidatos, entrevistas, avaliações), seja durante o dia a dia laboral. Na grande maioria das vezes, promover um ambiente de trabalho inclusivo e valorizar a diversidade (de gênero, raça, orientação sexual, idade, etc.) é apenas deixar o trabalho do colaborador falar por si. Mas não promova diversidade e inclusão apenas por finalidade de imagem e reputação, em detrimento de competência e eficiência.
- Celebre: organize eventos ou atividades que celebrem tanto sucessos, crescimentos e objetivos atingidos quanto esforços; celebre também diferentes culturas e tradições para promover um ambiente de respeito e aprendizado mútuo. E celebre apenas por celebrar, com festas, churrascos, happy hours, quaisquer tipos de encontros fora de expediente para criar e aumentar um senso de camaradagem e coletividade na empresa.
- Capacite e qualifique seus profissionais: ofereça treinamentos regulares tanto para reciclagem quanto para adoção de novas técnicas; incentive e facilite / auxilie acesso a cursos / certificações para desenvolver soft skills (como de pensamento crítico, raciocínio lógico, oratória, comunicação, etc.); permita que participem em processos decisórios ou na elaboração de iniciativas que afetam seu trabalho e o ambiente da empresa.
- Desenvolva seus profissionais: ofereça oportunidades de crescimento de carreira para todos os colaboradores, facilite / auxilie acesso a cursos relacionados aos trabalhos, busque convênios com escolas de idiomas ou ofereça pagar o custo de estudos via aplicativos, crie programas de mentoria em que funcionários mais experientes possam orientar e apoiar o desenvolvimento dos mais jovens. Implemente um programa periódico de treinamento (tanto inicial quanto de reciclagem) e capacitação para todos – literalmente TODOS os colaboradores; elabore um programa de avaliação de desempenho / performance para desenvolver os pontos de melhoria daqueles cujo desempenho está abaixo do esperado; garanta, entretanto, que cada colaborador saiba exatamente o que deve fazer e o que se espera dele (uma matriz de responsabilidades pode ajudar), a fim de ele poder se desenvolver e ser avaliado de forma justa.
- Realize excelentes avaliações de desempenho: estabeleça critérios claros e objetivos, com feedback regular e construtivo baseado sempre em fatos específicos; pesquise e implemente o tipo de avaliação que melhor funcione (one oo ne, 180º, 360º, matriz 9 box, por competências, por objetivos).
- Realize pesquisas de satisfação: permita que colaboradores avaliem o clima organizacional e identifiquem áreas que precisam de melhorias.
- Remunere de forma justa: faça pesquisas salariais e garanta que os salários estejam em linha com o mercado e com as responsabilidades de cada função; tenha um plano de cargo / carreira / salários para assegurar que todos os funcionários sejam remunerados de forma equitativa; se não houver movimentação automática, atente-se para evitar estagnação salarial e considere conceder aumentos periódicos principalmente para aqueles funcionários que não os pedem por timidez ou por receio de dispensa.
- Garanta condições de trabalho seguras: tenha levantamentos atualizados de perigos e riscos ocupacionais e certifique-se constantemente que estejam implementadas as medidas para evitar / mitigar acidentes e doenças ocupacionais – o que inclui treinamentos contínuos, sinalização adequada e fiscalização rigorosa; conheça a legislação trabalhista e as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
- Relações com a comunidade
- Apoie projetos sociais: promova voluntariado corporativo e estabeleça parcerias com organizações locais e com ONGs; realize e incentive doações; participe de iniciativas que beneficiem a comunidade ao redor da empresa, como limpeza de terrenos, recolhimento de resíduos, recuperação de parques, melhorias estéticas, pintura de muros, retirada de pichações, recuperação de passeios, plantio de árvores. Realizar investimento social privado (ISP) é sobre algo extra, um adicional ao que a empresa já faz e não é para reduzir impactos negativos que ela produz ou mero cumprimento de legislação: é para mostrar que a empresa entende ser parte da sociedade e não que apenas busca retorno dela.
- Dê preferência para consumo local: priorize a compra de produtos e contratação de serviços de fornecedores locais.
- Comunique-se com a comunidade: especialmente se há qualquer tipo de dúvida ou desconfiança sobre as atividades realizadas na empresa, conduza visitações à área da empresa para conhecimento e conscientização dos impactados locais ou realize palestras; mantenha aberto um canal para receber opinião, solicitações e demandas da comunidade; procure por associações locais e participe de suas reuniões ou mesmo se torne membro delas.
- Transparência e comunicação
- Promova transparência interna: efetive o que consta no código de ética e conduta; divulgue o integralmente o plano de cargo / carreira, inclusive com informações das posições hierarquicamente superiores; siga as regras de movimentação e progressão no plano de cargo / carreira; informe o orçamento disponível para melhorias internas e para conceder aumentos salariais; efetive promoções por meritocracia; não realize processo seletivo com diversos candidatos se já foi feita a escolha de alguém específico para um cargo; informe periodicamente os objetivos e metas da empresa no nível de conhecimento adequado para cada setor / departamento / área.
- Promova transparência externa: mantenha e divulgue um canal aberto de comunicação com a comunidade, com os clientes, com os impactados pela empresa; informe sobre as atividades da organização e seus impactos sociais; informe sobre planos e trabalhos de mitigação e de correção adotados em caso de irregularidades, inclusive a falha de sua implementação e as novas medidas.
- Práticas éticas e responsáveis
- Combata a corrupção: estabeleça critérios claros e objetivos para a seleção de fornecedores, inclusive com a divulgação pública dos processos licitatórios; implemente um sistema de gestão de contratos que garanta o cumprimento de todas as cláusulas e condições; crie um canal de denúncia anônimo e seguro para que os colaboradores possam reportar suspeitas de irregularidades sem medo de retaliações; garanta a confidencialidade das denúncias e investigue todas de forma imparcial e rápida; ofereça treinamentos regulares sobre ética, compliance e prevenção à corrupção para todos os colaboradores (inclusive gestores e diretores); no código de ética e conduta, seja claro e conciso para abordar temas como conflito de interesses, presentes, suborno e pagamento de propinas; exija declaração de bens e interesses de todos os colaboradores em posições estratégicas.
- Certifique-se que a cadeia de suprimentos é responsável: realize auditorias em seus fornecedores para garantir que eles adotem práticas sociais responsáveis; exija que comprovem (com evidências objetivas e robustas) o cumprimento dos direitos humanos em suas operações, inclusive quanto a trabalho infantil e trabalho escravo.
- Cuide da privacidade dos dados: conheça e cumpra a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei Federal 13.709/2018).
- Monitore indicadores de impacto social: por exemplo, número de empregos gerados em comunidades locais, percentual de materiais reciclados utilizados na produção, número de produtos reciclados ou reutilizados, redução das emissões de gases do efeito estufa, satisfação dos clientes com relação à sustentabilidade dos produtos, contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Não pratique ilegalidades comuns em muitas empresas: não exija nem obrigue trabalho em hora extra e nem além dos limites legais e nem sob ameaça de perda de emprego ou sob assédio, não pratique servidão para pagamento de dívida, não confisque nem retenha documentos de identidade, não faça dedução de remuneração para manter alguém no emprego, não obrigue funcionários a comprar ou utilizar produtos da empresa, não restrinja idas ao banheiro. Em tantas palavras, cumpra a legislação, desde a CLT e as Normas Regulamentadoras até normativos de órgãos de classe.
De forma ampla, ações para promover o social podem se relacionar a investimentos sociais privados, diálogo e engajamento com partes interessadas, avaliação de impacto social, respeito aos direitos humanos, combate ao trabalho forçado ou compulsório, combate ao trabalho infantil, implantação de políticas e práticas de diversidade e equidade, promoção de diversidade cultural de inclusão, promoção de desenvolvimento profissional, cuidado com saúde e segurança ocupacional, busca por melhor qualidade de vida, não impedir liberdade de associação, implementar uma política justa de remuneração e benefícios, buscar um bom relacionamento com consumidores, clientes e fornecedores, entre outros critérios.combate à concorrência desleal (antitruste); promover engajamento das partes interessadas; gerir os riscos do negócio; implementar controles internos; realizar auditorias interna e externa; conhecer e cumprir os ambientes legal e regulatório; garantir segurança da informação e privacidade de dados pessoais; ser responsável e prestar contas (accountability); elaborar e divulgar relatórios ESG, de sustentabilidade e/ou relato integrado, entre outros critérios.
Kesley Barbosa
29.08.2024